Publicação em atas de evento científico
Desafios epistemológicos e metodológicos à investigação sociológica em Direito
Susana Santos (Santos, S.);
Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS
Ano
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Abstract/Resumo
A presente comunicação tem como objetivo apresentar resultados preliminares de uma investigação em curso intitulada “As representações políticas e jurídicas da opinião pública e a sua influência na escolha das penas em direito penal”. Esta investigação resulta de uma parceria entre a Universidade de Otava e o ISCTE-IUL. O artigo centra-se no papel do sociólogo enquanto observador externo do sistema jurídico-penal e nos desafios colocados na interação com os atores do sistema. O método de observação e recolha de informação utilizado é o da entrevista reflexiva. Neste âmbito foram realizadas catorze entrevistas a juízes e magistrados do Ministério Público em Portugal. As conclusões apontam para o fechamento do sistema jurídico relativamente às pressões da opinião pública. A opinião pública, pelo que foi recolhido nas várias observações, é uma entidade difusa exterior.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
opinião pública,teoria dos sistemas,entrevistas reflexivas,reflexividade.
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Direito - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/94781/2013 FCT
Registos Associados

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.