Publicação em atas de evento científico
Desenvolvimentos BIM no Plano Geral de Drenagem de Lisboa: Comunicação, acompanhamento e controlo
Sébastien Roux (Sébastien Roux); Tiago Andrade Gomes (Tiago Andrade Gomes); Gonçalo Diniz Vieira (Gonçalo Diniz Vieira); Ricardo Pontes Resende (Resende, R.); António Hipólito (António Hipólito); Catarina Feio (Catarina Feio); Paulo Gordinho (Paulo Gordinho); et al.
5º Congresso Português de Building Information Modelling Volume 2
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-17 17:19)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Desde a publicação –no PTBIM 2022 – de um artigo sobre os desafios da implemen‑ tação do BIM no Plano Geral de Drenagem de Lisboa, registou‑se uma notável evolu‑ ção neste projeto. Com efeito, para além da conclusão do projeto e arranque da obra, com entrada em funcionamento da tuneladora no troço Campolide – Santa Apolónia, procedeu‑se ao desenvolvimento, implementação e exploração de várias ferramen‑ tas e técnicas BIM alinhadas com as necessidades e desafios específicos da obra, que se descrevem em dois trabalhos apresentados neste congresso. Neste trabalho descrevem‑se quatro aspetos. Em primeiro lugar, descreve‑se o uso dos modelos BIM na comunicação com stakeholders internos e externos, particulares, empresariais e institucionais. Em segundo lugar, destaca‑se o uso das capacidades de comunicação Autodesk Cosntruction Cloud para a comunicação interna do projeto, através dos Issues, aumentados com desenvolvimentos internos. Depois, e seguindo a obra um contrato de Concepção‑Construção, a produção das peças de projeto pelos vários projetistas é acompanhada pela produção dos modelos pelo Adjudicatário. Da sua análise conjunta, frequentemente resulta a introdução de melhorias e adaptações no projeto, continuando esta dinâmica no decorrer da obra, com a adaptação dos mode‑ los e introdução da informação de obra relevante. O projeto contém, portanto, várias dezenas de modelos federados com mudanças frequentes, cuja qualidade tem de ser acompanhada. A análise dos parâmetros destes modelos é feita através da inte‑ gração com o PowerBI, que proporciona insights valiosos sobre os dados do projeto. Finalmente, a comparação entre fotografias 360º da obra e os modelos tornou-se possível através da integração com a plataforma DroneDeploy, permitindo detetar problemas em obra e obter imagem e vídeo de qualidade e de forma económica. Este artigo partilha, pois, os avanços e aprendizagens destes dois anos, sublinhando a relevância da evolução contínua e adaptabilidade na implementação do BIM em projetos de grande escala
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.