Comunicação em evento científico
Desigualdade e Autoritarismo: que relações?
Rosário Mauritti (Mauritti, R); Nuno Nunes (Nunes, N.); Maria do Carmo Botelho (Botelho, M.C.); António Firmino da Costa (Costa, AF);
Título Evento
Fórum Pesquisas CIES-IUL 2018 Populismo: um olhar interdisciplinar
Ano
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
O paper apresenta um projeto em curso que analisa as eventuais relações entre a intensificação de desigualdades sociais e crescimento do autoritarismo nos países da Europa. Em termos teórico-analíticos a perspetiva adoptada equaciona simultaneamente os planos transnacional e a comparação internacional, aprofundando três dimensões: as desigualdades sociais; o papel dos estados na implementação das políticas de redução das desigualdades; as disposições para a igualdade dos cidadãos e as perceções de confiança nas instituições. O estudo está referenciado nos dados do European Social Survey 2016; dados do Eurostat e OXFAM 2018.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Desigualdades sociais,Confiança nas instituições,Políticas públicas,Comparação Europeia
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.