Capítulo de livro
Desigualdades, configurações territoriais e coesão social: o caso dos Açores
Rosário Mauritti (Mauritti, R); Sara Franco da Silva (Silva, S. F. ); Maria do Carmo Botelho (Botelho, M.C.); Nuno Nunes (Nunes, N.);
Título Livro
Coesão Social, Cidadania e Sustentabilidade
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-26 09:21)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Propõe-se uma interpretação das configurações de coesão social na Região Autónoma dos Açores, a partir da caracterização das condições de vida e de participação social das populações nos seus diferentes territórios. A perspetiva desenvolvida procura-se enfatizar sistemas de oportunidades e de constrangimentos que demarcam os contextos locais/municipais, relacionando-os com os níveis de coesão social observados no todo da região açoriana. No estudo, a coesão social é entendida, de forma lata, como o conjunto de recursos e mecanismos materiais e culturais que, em cada contexto, configuram os sistemas de oportunidade e de constrangimento para o protagonismo e participação na vida social, conferindo consistência a perceções de identificação e de pertença ao coletivo. A principal hipótese de pesquisa que se procura aprofundar é a de que as possibilidades oferecidas nas várias dimensões de caracterização das condições de vida das populações nos territórios, enquadradoras das práticas e orientações que aquelas preconizam, quer no presente, quer nas projeções que realizam face ao seu futuro, estão na génese das configurações de coesão social que caracterizam esses territórios. A análise realizada apresenta um instrumento, teórica e empiricamente informado, passível de ser proficuamente utilizado na identificação e monitorização de fenómenos sociais que norteiam as configurações de coesão dos territórios que compõem a Região Autónoma dos Açores, incluindo os seus modos de produção e de reprodução.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.