Artigo em revista científica
Dinâmica da balança comercial e os termos de troca: curva S na Europa?
Alda Rito (Rito, A.); Alexandra Ferreira-Lopes (Ferreira-Lopes, A.); Tiago Miguel Neves Guterres Sequeira (Sequeira, T. N.);
Título Revista
Prospectiva e Planeamento
Ano
2001
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Abstract/Resumo
Documentam-se as principais características cíclicas de variáveis ligadas ao comércio internacional dos países mais periféricos da União Europeia e comparam-se com as características do conjunto da União, apresentando evidências de que a balança comercial está correlacionada negativamente com movimentos passados e presentes dos termos de troca e positivamente com movimentos passados, dando origem à designada S. Aplica-se o modelo de Backus, Kehoe e Kydland (1994) para verificar a sua aproximação aos dados destes países e avaliar a sua robustez a outras realidades empíricas. Verificaram-se as principais vantagens do modelo já identificadas mas a robustez do modelo a diferenças entre países apenas é verificada numa das variáveis: a balança comercial.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.