Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Comunicação
Direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância
Título Evento
Ciclo de conferências ISPA - 2018/2019
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
O direito de participação das crianças, entendido como a sua capacidade para exercer influência nos diversos assuntos que a afetam, tem ganho progressivo reconhecimento em vários domínios de investigação. A participação das crianças é descrita como um critério a considerar na avaliação da qualidade de contextos pré-escolares. Partindo deste pressuposto, e dada a escassez de evidências empíricas sobre o direito de participação, apresentamos dados de um estudo situado na interface entre Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e Política Social, que visa contribuir para a operacionalização da participação das crianças nestes contextos, investigando conceções de crianças e educadores, mas também associações com medidas de avaliação da qualidade e com um conjunto de competências individuais das crianças.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Direito de participação das crianças,Jardim de infância