Artigo em revista científica
Diversidade de género na infância e na educação: contributos para uma escola sensível ao (trans)género
Sandra Palma Saleiro (Saleiro, S. P.);
Título Revista
Ex aequo
Ano
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
Este artigo incide sobre a diversidade de género na infância e juventude, pretendendo mapear as difculdades e desvantagens que se colocam a crianças e jovens com identidades e expressões de género diversas no decurso do seu percurso escolar. Para tal, recorreu-se a entrevistas de carácter biográfco a mais de três dezenas de pessoas trans(género) adultas, que relataram as suas experiências de infância e juventude. Corroborando o encontrado em outros estudos, os resultados apontam para um panorama de estranheza, desamparo e mesmo violência em ambiente escolar, que evidenciam a necessidade de implementar medidas especifcamente direcionadas a esta problemática, mas também a sua incorporação nos instrumentos de combate ao sexismo e estereótipos de género.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Diversidade de género na infância,Transgénero,Educação,Políticas educativas
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/108265/2015 Fundação para a Ciência e a Tecnologia