Diz-me que tipo de aulas tens, e eu dir-te-ei, que tipo de personalidade deves ter para atingir boas notas!
Event Title
IX Simpósio em Comportamento Organizacional
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Cada vez mais se assiste ao desenvolvimento e surgimento de novos métodos pedagógicos, como é o caso do blended-learning. Este método envolve um misto de aulas presenciais e on-line. As aulas on-line consistem na visualização de vídeos e na resposta a questionários com base nesses mesmos vídeos. O presente estudo analisa mediadores e moderadores que explicam a relação entre novos métodos de ensino e o desempenho dos discentes, no ensino superior. As nossas hipóteses são que: o tempo gasto na visualização de vídeos e o numero de respostas certas aos respetivos questionários medeia a relação entre o blended-learning e a nota obtida na unidade curricular correspondente. A nossa segunda hipótese baseia-se num modelo de mediação moderada, no qual a personalidade proativa do estudante modera o modelo de mediação (anterior). Neste estudo, participaram 380 estudantes do ensino superior. Os resultados mostram que a relação positiva entre o blended-learning e a nota obtida é explicada por um aumento do tempo a visualizar os vídeos. Para além disso, também o numero de respostas certas aos questionários parece explicar a relação entre blended-learning e a nota na unidade curricular. Também, a personalidade proativa parece ter um papel moderador nesta relação, de tal maneira que, a relação é mais forte para os estudantes com personalidade proativa. O estudo aborda questões relevantes na literatura sobre educação, principalmente no que remete para o acompanhamento das novas formas pedagógicas de ensino.
Acknowledgements
--
Keywords
novos métodos pedagógicos,blended-learning,proatividade.