Djihads, “Djihads” e outras revoltas armadas em zonas muçulmanas de África – o caso do Sahel
Event Title
Conferencia no XV Curso de Estudos Africana
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
A região do Sahel é na actualidade, a par de várias regiões do Próximo e Médio Oriente, uma das zonas de maior turbulência do mundo. O radicalismo islâmico impera, sob diferentes formas e gradações, em boa parte da região, em vastas zonas de países como o Mali ou a Nigéria o controle do território é disputado por grupos djihadistas e forças militares governamentais, os ataques terroristas sucedem-se uns aos outros.
O terrorismo islâmico é, ainda que inicialmente desvalorizado e remetido enquanto preocupação durante alguns anos para o item “factos menores”, um problema importante com perto de três décadas que impõe também do ponto de vista da análise uma agenda de investigação cuidada e especifica. Uma agenda cuidada e especifica que, entre outros aspectos:
- “trabalhe e re-trabalhe” (operacionalize) conceitos e noções que permitam distinguir djihad de aproveitamentos à ultima hora por muçulmanos radicais de “lutas com história” ou de revoltas populares em regiões maioritariamente muçulmanas.
- dê importância à historia e às diferentes formas de organização que o islão no Sahel foi adquirindo ao longo dos tempos
- situe o caso saheliano no plano global do aparecimento e crescimento dos modernos djihads
Vive-se no Sahel uma situação sem fim à vista. Por razões externas é certo, mas também por razões internas.
Importa, pois, determo-nos sobre as condições políticas externas e nas condições políticas e sociais internas que permitiram a instalação para “lavar e durar” do terrorismo islâmico no Sahel e nas suas “margens” a sul (Norte da Nigéria, Noroeste dos Camarões) e, desde há vários meses, mesmo alguns grupos djihadistas tornarem-se interlocutores “inevitáveis” de Estados e organizações internacionais - em negociações de troca de reféns por presos, mas não só.
Acknowledgements
--
Keywords
Djhiad - Sahel
Fields of Science and Technology Classification
- Political Science - Social Sciences
- Anthropology - Social Sciences
Português