Ciência_Iscte
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Djihads, “Djihads” e outras revoltas armadas em zonas muçulmanas de África – o caso do Sahel
Título Evento
Conferencia no XV Curso de Estudos Africana
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
A região do Sahel é na actualidade, a par de várias regiões do Próximo e Médio Oriente, uma das zonas de maior turbulência do mundo. O radicalismo islâmico impera, sob diferentes formas e gradações, em boa parte da região, em vastas zonas de países como o Mali ou a Nigéria o controle do território é disputado por grupos djihadistas e forças militares governamentais, os ataques terroristas sucedem-se uns aos outros.
O terrorismo islâmico é, ainda que inicialmente desvalorizado e remetido enquanto preocupação durante alguns anos para o item “factos menores”, um problema importante com perto de três décadas que impõe também do ponto de vista da análise uma agenda de investigação cuidada e especifica. Uma agenda cuidada e especifica que, entre outros aspectos:
- “trabalhe e re-trabalhe” (operacionalize) conceitos e noções que permitam distinguir djihad de aproveitamentos à ultima hora por muçulmanos radicais de “lutas com história” ou de revoltas populares em regiões maioritariamente muçulmanas.
- dê importância à historia e às diferentes formas de organização que o islão no Sahel foi adquirindo ao longo dos tempos
- situe o caso saheliano no plano global do aparecimento e crescimento dos modernos djihads
Vive-se no Sahel uma situação sem fim à vista. Por razões externas é certo, mas também por razões internas.
Importa, pois, determo-nos sobre as condições políticas externas e nas condições políticas e sociais internas que permitiram a instalação para “lavar e durar” do terrorismo islâmico no Sahel e nas suas “margens” a sul (Norte da Nigéria, Noroeste dos Camarões) e, desde há vários meses, mesmo alguns grupos djihadistas tornarem-se interlocutores “inevitáveis” de Estados e organizações internacionais - em negociações de troca de reféns por presos, mas não só.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Djhiad - Sahel
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências Políticas - Ciências Sociais
- Antropologia - Ciências Sociais
English