Educação bilingue e educação para a diversidade linguística podem constituir ferramentas para uma educação anti-racista?
Event Title
Roteiro para uma Educação Antirracista - "“Diversidade Linguística e Bilinguismo”
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Propõe-se um enquadramento comparativo entre diferentes experiências de educação bilingue/plurilingue que tiveram lugar em Portugal nos últimos 40
anos e o ensino de Português Língua Não Materna. A análise procura discutir a cultura de educação monolingue e monocultural
vigente nas escolas de ensino público, por contraste às intervenções cujas abordagens implicaram metodologias de alfabetização com uso do cabo-verdiano, com resultados no empoderamento dos alunos e famílias envolvidas, numa maior abertura
e consciência comunicativa e nas atividades de escrita e leitura. Discute-se, posteriormente, em torno de representações sobre língua de escolarização associada a
noções de objetividade, adequabilidade, naturalização, desvio e défice, ligadas a
processos históricos de estigmatização linguística e cidadã.
Acknowledgements
CELGA-ILTEC; FCT/MCTES
Keywords
Educação anti-racista,Diversidade Linguística,Educação Bilingue,Português Língua Não Materna
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
BPD | FCT/MCTES |
Related Projects
This publication is an output of the following project(s):