Comunicação em evento científico
Educação bilingue e educação para a diversidade linguística podem constituir ferramentas para uma educação anti-racista?
Ana Raquel Matias (Matias, A.R.);
Título Evento
Roteiro para uma Educação Antirracista - "“Diversidade Linguística e Bilinguismo”
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Propõe-se um enquadramento comparativo entre diferentes experiências de educação bilingue/plurilingue que tiveram lugar em Portugal nos últimos 40 anos e o ensino de Português Língua Não Materna. A análise procura discutir a cultura de educação monolingue e monocultural vigente nas escolas de ensino público, por contraste às intervenções cujas abordagens implicaram metodologias de alfabetização com uso do cabo-verdiano, com resultados no empoderamento dos alunos e famílias envolvidas, numa maior abertura e consciência comunicativa e nas atividades de escrita e leitura. Discute-se, posteriormente, em torno de representações sobre língua de escolarização associada a noções de objetividade, adequabilidade, naturalização, desvio e défice, ligadas a processos históricos de estigmatização linguística e cidadã.
Agradecimentos/Acknowledgements
CELGA-ILTEC; FCT/MCTES
Palavras-chave
Educação anti-racista,Diversidade Linguística,Educação Bilingue,Português Língua Não Materna
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
BPD FCT/MCTES
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