Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Educação bilingue e educação para a diversidade linguística podem constituir ferramentas para uma educação anti-racista?
Título Evento
Roteiro para uma Educação Antirracista - "“Diversidade Linguística e Bilinguismo”
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Propõe-se um enquadramento comparativo entre diferentes experiências de educação bilingue/plurilingue que tiveram lugar em Portugal nos últimos 40
anos e o ensino de Português Língua Não Materna. A análise procura discutir a cultura de educação monolingue e monocultural
vigente nas escolas de ensino público, por contraste às intervenções cujas abordagens implicaram metodologias de alfabetização com uso do cabo-verdiano, com resultados no empoderamento dos alunos e famílias envolvidas, numa maior abertura
e consciência comunicativa e nas atividades de escrita e leitura. Discute-se, posteriormente, em torno de representações sobre língua de escolarização associada a
noções de objetividade, adequabilidade, naturalização, desvio e défice, ligadas a
processos históricos de estigmatização linguística e cidadã.
Agradecimentos/Acknowledgements
CELGA-ILTEC; FCT/MCTES
Palavras-chave
Educação anti-racista,Diversidade Linguística,Educação Bilingue,Português Língua Não Materna
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
BPD | FCT/MCTES |
Projetos Relacionados
Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):