O presente projecto pretende estudar as atitudes linguísticas de um grupo de descendentes de imigrantes africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) perante o reportório linguístico que revelam enquanto indivíduos bi/plurilingues – potencialidade definida pela sua origem familiar imigrante e pelas aspirações linguísticas dos pais. Nascidos em Portugal, frequentaram uma experiência-piloto de ensino bilingue durante o 1.º ciclo (ensino em cabo-verdiano - português, projecto coordenado pela Professora Dulce Pereira do ILTEC, actual CELGA/ILTEC, e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian), frequentando o 2º ciclo EB no início deste projeto. No entanto, a aparente proximidade histórica e linguística com o português não se revela uma mais-valia em termos comparativos, particularmente no que se refere à sua trajectória escolar. Combinando abordagens qualitativas e quantitativas, pretende-se analisar as atitudes destes jovens face à diversidade linguística do seu quotidiano, assim como doutros actores nos espaços onde decorre a sua socialização linguística e formativa (família, escola, bairro). Estudando os processos pelos quais estas atitudes configuram as línguas enquanto recursos ou problemas, analisamos também o seu impacto nos vários espaços de socialização e cidadania, identificando diferentes padrões de aculturação linguística intra e intergeracional.
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
CIES-Iscte | -- | Líder | 2014-12-01 | 2022-10-30 |
Instituição | País | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC) | Portugal | Parceiro | 2014-12-01 | 2022-10-30 |
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) | Portugal | Parceiro | 2014-12-01 | 2022-10-30 |
Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
Ana Raquel Matias | Professora Auxiliar (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Coordenadora Global | 2014-12-01 | 2022-10-30 |
Pedro Martins | -- | Assistente de Investigação | 2015-09-01 | 2017-10-30 |
Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|---|---|---|
SFRH/BPD/99062/2013 | -- | Bolsa | FCT - Bolsa Pós Doutoramento - Portugal | 53820 | 53820 | 2014-12-01 | 2017-11-30 |
NA | -- | Contrato | FCT - Norma Transitória DL57/2016-Lei57/2017 - Portugal | Nível 33 TRU | Nível 33 TRU | 2018-11-01 | 2022-10-30 |
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.