Educação Bilingue (português - caboverdiano): políticas linguísticas e educativas em Portugal
Event Title
Workshop DE INVESTIGAÇÃO DO CIES-IUL, 2016
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
O projecto de educação bilingue «Turma Bilingue (português/caboverdiano)» e o subsequente projecto «Escola Multilingue», realizados em escolas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico no Vale da Amoreira (2008-2013), sob a coordenação do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (actual CELGA/ILTEC), foram pioneiros no ensino público português. Estes projectos incluíram alunos de origem portuguesa e imigrante, propondo o ensino bilingue e multilingue, acompanhados de investigação sobre os efeitos linguísticos, sociolinguísticos e escolares. Pretende-se dar continuidade a esse estudo, retomando o contacto no terreno com os alunos actualmente a frequentar entre o 2º e 3.º ciclo do ensino básico, procurando avaliar o impacto, a nível sociolinguístico e escolar, da educação bilingue e multilingue precoce.
Acknowledgements
--
Keywords
Bilinguismo; Políticas Linguísticas; Educação; Descendentes de imigrantes.
Related Projects
This publication is an output of the following project(s):