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Educação em crise: perspetivas para analisar a mudança
Journal/Book/Other Title
Colóquio Doutoral
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
A análise da mudança tem sido um dos principais temas das políticas públicas. O que gera a mudança, que tipos de transformações se podem observar em política, quem esteve nelas envolvido e quem delas usufruiu são algumas das questões que muitos investigadores tentam responder, procurando comparar unidades no tempo – entre momentos históricos - e/ou de espaço (entre países, regiões, etc.). Este interesse empírico resultou numa riqueza de contributos teóricos e conceptuais centrados no tema mas as tentativas de explicar a mudança não foram acompanhadas por esforços idênticos no que toca a caracterizá-la.
Inserida numa investigação que tem como objetivo a análise da mudança em política educativa nacional quanto às questões da equidade, esta apresentação procura refletir acerca das alternativas teóricas para o seu estudo e apresentar o contributo de algumas delas para o processo de construção da grelha de análise empírica do projeto. Centra-se na forma como se construiu um projecto centrado na resposta a três questões essenciais: o que mudou, porque mudou e que aspecto das políticas mudou. A criação dos cursos vocacionais de ensino básico em 2012 (Portaria n.º 292-A/2012) constituirá o exemplo em torno do qual se procurará debater as potencialidades e constrangimentos da abordagem definida.
Acknowledgements
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Keywords
Politicas públicas; equidade; educação; mudança política