Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação
Year (definitive publication)
2013
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Pretende-se dar a conhecer na presente comunicação alguns resultados de uma pesquisa, ainda em
andamento, sobre trajetos escolares de sucesso, de certa forma “inesperados”, nas classes
populares. A partir de uma primeira análise de 21 entrevistas a jovens nesse tipo de trajeto, foi
possível identificar uma grande diversidade de fatores que procurámos sintetizar numa tipologia
ainda provisória. Se as estratégias famíliares e dos próprios jovens são um aspeto relevante desses
casos, estas fundam-se frequentemente e quadros de oportunidades e constrangimentos
específicos. Aspetos como “a ordem doméstica”, conceito desenvolvido por Lahire numa
pesquisa sobre estes trajetos, e a existência de “pequenos capitais” famíliares (capital cultural e
social) têm vindo a ser identificados, e são-no também nesta pesquisa, como relevantes para a
explicação destes trajetos.
Outros contextos e agentes de socialização parecem desempenhar também, em alguns casos, um
papel importante para o entendimento dos referidos trajetos, entre eles, os processos de educação
não formal.
Acknowledgements
--
Keywords
Classes populares,Sucesso escolar,Educação não formal