Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Journal Title
Análise Psicológica
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, a = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, a = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, a = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
Acknowledgements
--
Keywords
Alunos dos ensinos básico e secundário,Identificação escolar,Construção de escalas
Fields of Science and Technology Classification
- Psychology - Social Sciences
- Educational Sciences - Social Sciences
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| PTDC/CPE-PEC/121238/2010 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
| UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Português