Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
Título Revista
Psicologia: Teoria e Pesquisa
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Títulos Alternativos
(Inglês) Scale of student perceptions regarding their Behavioral Engagement in school: construction and validation
Abstract/Resumo
Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Estudantes,Características dos estudantes,Rendimento escolar,Modelação de equações estruturais
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
| Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
|---|---|
| UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
| PTDC/CPE-PEC/121238/2010 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
| UID/PSI/03125/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
English