Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Book Title
As eleições de 1975: eleições fundadoras da democracia portuguesa
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
O governo minoritário do PS, apoiado em três acordos escritos para uma maioria de esquerdas (PS com BE, com PCP e com PEV), que nos governou durante toda a XIII Legislatura (de final de 2015 a final de 2019), suscitou desde o seu início muitas reservas, sobretudo entre os seus detratores. E tinha também associadas muito baixas expectativas de sucesso e durabilidade, mesmo entre os seus apoiantes da primeira hora. As reservas formuladas vieram a revelar-se infundadas e o desempenho do governo e da maioria de esquerdas superou todas as expectativas. Finda a XIII Legislatura e com novas eleições gerais realizadas em 6 de outubro de 2019, as quais deram já início à XIV Legislatura, realizámos em seu tempo e noutro local um balanço do «governo de esquerdas», bem como uma análise preliminar do seu sucedâneo na XIV Legislatura, o qual designámos como «Governo Pisca-Pisca».
Seja como for, aquilo que, neste âmbito, gostaríamos de sublinhar é que a falta de entendimentos governativos entre as esquerdas até final de 2015, em Portugal, tinha raízes na transição para democracia em Portugal. Ou seja, a forma como decorreu o processo de transição para a democracia, nomeadamente com a deriva revolucionária durante período do PREC (Processo Revolucionário em Curso), que colocou em confronto a legitimidade revolucionária (mais enfatizada pelo PCP, coadjuvando os militares mais esquerdistas do MFA, Movimento das Forças Armadas) e a legitimidade eleitoral (mais sublinhada pelo PS, coadjuvado pelos militares mais moderados do MFA, designadamente o chamado «Grupo dos Nove»), criou um cisma, uma desconfiança estrutural entre o PS e o PCP, a qual, sobretudo no período da Guerra Fria. Os contornos desse cisma e o seus reflexos em termos de alinhamentos políticos e de política de alianças, vão prolongar-se pelo menos desde o 11 de Março de 1975, as eleições constituintes de Abril de 1975, e o 25 de novembro de 1975, até às eleições legislativas e presidenciais de 1976. Portanto, neste capítulo, para avaliarmos o legado das transições democráticas na política de alianças governativas à esquerda, consideramos como eleições fundadoras não apenas as eleições para a assembleia constituinte em 1975, mas também as legislativas e as presidenciais de 1976, pois é aí que se consolida a política de alianças preferenciais do PS com os partidos situados à sua direita (PPD/PSD e CDS), em vez de com a esquerda radical (PCP).
Acknowledgements
--
Keywords
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UIDB/03126/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.