Scientific journal paper
Estarão os computadores a retirar espaço à leitura de livros? Análise dos hábitos de leitura em crianças do primeiro ciclo do Básico
Rosa Isabel da Costa Vicente Rodrigues (Rodrigues, R.); Aristides I. Ferreira (Ferreira, A.);
Journal Title
Lusíada, Economia e Empresa
Year (definitive publication)
2011
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-01-11 15:27)

View record in Google Scholar

Abstract
O presente artigo procura analisar os hábitos de leitura de 180 crianças de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico da região de Lisboa. Pretende-se de igual forma perceber até que ponto as novas tecnologias têm vindo a retirar espaço aos hábitos de leitura das crianças. Os resultados mostram que a quase totalidade das crianças possui livros e computador (com internet) em casa. Em mais de metade das situações os pais têm o hábito de ler para os seus filhos, em especial nos primeiros anos do ciclo. Por outro lado, em 91.7% dos casos, a existência de um computador em casa não é um factor impeditivo para retirar hábitos de leitura às crianças. Discutem-se ainda políticas de incentivo à leitura no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Acknowledgements
--
Keywords
Leitura,Tecnologias,Aprendizagem,Ensino,Motivação