Scientific journal paper Q4
Estereótipos de género e sexismo em docentes do ensino superior
Catarina Sales Oliveira (Sales Oliveira, C.); Susana Villas-Boas (Villas-Boas, S.); Soledad Las-Heras (Las-Heras, S.);
Journal Title
Revista Iberoamericana de Educacion Superior
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Mexico
More Information
Web of Science®

Times Cited: 15

(Last checked: 2025-12-16 10:32)

View record in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 3

(Last checked: 2025-12-05 17:45)

View record in Scopus


: 0.7
Google Scholar

Times Cited: 61

(Last checked: 2025-12-16 11:15)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Alternative Titles

(English) Gender stereotypes and sexism among higher education professors

Abstract
A socialização de género ocorre quotidianamente e marca de forma indelével a identidade individual bem como a cultura das organizações e grupos. A interação entre discentes e docentes faz parte do processo de socialização de género, assim diversas investigações mostram que a atenção dada e as expectativas de docentes em relação a alunos e alunas são diferenciadas. Esta investigação procurou analisar e caracterizar um grupo de docentes universitários portugueses, mulheres e homens, as quanto aos seus estereótipos de género e sexismo, de modo a promover a reflexão do conjunto de agentes educativos envolvidos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que estes e estas docentes possuem estereótipos de género, mas com algumas particularidades interessantes, como o facto de às mulheres serem atribuídas maior carga de traços instrumentais. Verificou-se igualmente qual e o tipo de sexismo que predomina é o sexismo ambivalente, sendo que os homens apresentam atitudes sexistas significativamente mais hostis do que as mulheres.
Acknowledgements
--
Keywords
Estereótipos de género,Sexismo,Socialização de género,Ensino superior
  • Educational Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia