Publicação em atas de evento científico
ESTILOS, ATRIBUTOS E DESAFIOS DA LIDERANÇA QUE ATUA NO TERCEIRO SETOR: um Estudo Bibliométrico das Pesquisas Realizadas de 2003 a 2017
Madalena Raptopoulos (Raptopoulos, M. M. S. C.);
XX SEMEAD Seminários em Administração
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-03-26 10:10)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O Terceiro Setor tem recebido expressiva atenção da mídia e de inúmeros pesquisadores nos últimos anos pelo seu crescimento e representatividade social e econômica na sociedade. Porém, nenhum trabalho científico até o momento teve como abordagem a consolidação dos constructos estudados e divulgados nos últimos quinze anos em revistas e periódicos relevantes para o tema, e as principais conclusões a que chegaram em relação aos estilos, atributos e desafios existentes para a liderança que atua neste setor. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar a produção científica, nacional e internacional, a fim de mapear as lacunas existentes, principalmente, no contexto nacional. Para efetuar a pesquisa foram realizadas buscas considerando o período de 2003 a 2017 e os artigos com classificação 2013-2016 pelo Qualis da Capes como B1, A2 ou A1, como também os de fator de impacto acima de 0,3 pela SCImago Journal Rank, desde que estes tivessem sido publicados em periódicos ou revistas científicas relevantes para os temas liderança ou Terceiro Setor. A partir da busca, foram encontrados 159 (cento e cinquenta e nove) artigos e selecionados 38 (trinta e oito) deles, sendo todos internacionais. Os trabalhos foram analisados por meio de pesquisa descritiva com dados secundários, tratados sob a forma de bibliometria e análise de conteúdo. Após a análise dos dados, verificou-se que os estilos de lideranças mais relacionados com o transformacional são os que se sobrepõem neste setor, muito influenciado pelo fato de quase metade da força de trabalho internacional ser voluntária e não receber recompensas financeiras. Além disso, os principais desafios existentes relacionam-se a motivar os colaboradores, sustentar as reputações das organizações e criar um ambiente de colaboração, inovação e desenvolvimento de capacidades a fim de elevar o desempenho organizacional e reter o capital intelectual necessário ao cumprimento de suas missões institucionais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Liderança,Terceiro Setor,Estudo Bibliométrico
  • Economia e Gestão - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
Bolsa de Mestrado PUC-Rio
Bolsa de Mestrado CNPq

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.