Estudo nacional sobre as residências para estudantes do ensino superior: Principais resultados
Event Title
XIII Portuguese Congress of Sociology
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Em Portugal, o alargamento da base social de recrutamento do acesso ao ensino superior, observado ao longo dos anos, tem favorecido a democratização do sistema (Martins et al. 2021 e 2023). Uma das componentes deste processo implica a presença nas universidades e politécnicos de um número crescente de estudantes deslocados/as por motivos de estudo, muitos dos quais são também carenciados/as. Tais dinâmicas têm contribuído para evidenciar as fragilidades de um dos instrumentos mais relevantes das políticas públicas de ação social no ensino superior, denotando, em especial, a insuficiência estrutural de
residências estudantis administradas pelas Instituições de Ensino Superior (IES)(Barrias, 2015; DGES/PNAES, 2023). Para os/as estudantes deslocados aos desafios de adaptação e de integração a uma nova etapa de escolarização acrescem, pois, os que derivam da necessidade de encontrar uma habitação digna onde residir, com preços compatíveis com as suas condições socioeconómicas, acomodada às suas circunstâncias e vivências quotidianas (Mauritti et al, 2023). A presente comunicação dá conta dos principais resultados obtidos num projeto de pesquisa, financiado pela AN ERASMUS+ EF, que procurou caracterizar, analisar e avaliar a qualidade das estruturas de residências estudantis em Portugal.
Acknowledgements
--
Keywords
Residências estudantis,Metodologias mistas,Portugal
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
- Other Social Sciences - Social Sciences
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| PROCEDIMENTO N.º AN/E+EF/11622/2022 | Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF) |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.
Português