Artigo em revista científica
Estudos de mercado com telemóveis. Um caso de aplicação em Portugal
Paula Vicente (Vicente, P.); Elizabeth Reis (Reis, E.);
Título Revista
Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão
Ano
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
A taxa de penetração dos telemóveis em Portugal aumentou fortemente nos últimos anos e ultrapassou já a taxa de penetração dos telefones fixos. Este facto pode constituir um incentivo à utilização do telemóvel como meio de recolha de informação nos estudos de mercado. Este artigo reporta os resultados de um estudo de mercado realizado com recurso a telemóveis. Os resultados evidenciam que a amostra de respondentes não é representativa da população em diversos atributos sociodemográficos, e que este perfil é comum aos respondentes das três redes móveis. Quanto ao processo de contacto e entrevista destaca-se a elevada percentagem de contactos para números de telemóvel não atribuídos. A taxa de resposta foi próxima de 20%.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Pesquisa de mercados,Telemóveis,Estudos de mercado telefónicos