Capítulo de livro
Estudos internacionais: desempenhos contextualizados
Ana Sousa Ferreira (Ferreira, A. S.);
Título Livro
Avaliações internacionais e desempenho dos alunos portugueses
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Os estudos internacionais TIMSS - Trends in International Mathematics and Science Study – e PIRLS - Progress in International Reading Literacy Study – são projetos da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). O TIMSS visa avaliar os alunos dos 4º e 8º anos de escolaridade em matemática e ciências e tem sido aplicado em ciclos regulares de 4 anos, desde o seu primeiro ciclo em 1995. O PIRLS pretende avaliar a compreensão da leitura dos alunos do 4º ano, em ciclos regulares de 5 anos desde 2001. Portugal participou nos ciclos TIMSS 1995 e 2011 e, pela primeira vez, no estudo PIRLS 2011. A análise dos resultados destas avaliações, aferidos por padrões internacionais, deve conduzir-nos à reflexão sobre como melhorar as práticas em sala de aula e a aprendizagem. Este é o mote para o olhar que pretendemos lançar sobre o desempenho dos alunos portugueses em função do conteúdo e dos domínios cognitivos dos itens que constituem estas provas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
PISA,PIRLS,TIMSS,ESLC,Avaliações internacionais
  • Matemáticas - Ciências Naturais
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
  • Outras Humanidades - Humanidades