Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Estudos internacionais: desempenhos contextualizados
Título Livro
Avaliações internacionais e desempenho dos alunos portugueses
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Os estudos internacionais TIMSS - Trends in International Mathematics and Science Study – e PIRLS - Progress in International Reading Literacy Study – são projetos da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). O TIMSS visa avaliar os alunos dos 4º e 8º anos de escolaridade em matemática e ciências e tem sido aplicado em ciclos regulares de 4 anos, desde o seu primeiro ciclo em 1995. O PIRLS pretende avaliar a compreensão da leitura dos alunos do 4º ano, em ciclos regulares de 5 anos desde 2001. Portugal participou nos ciclos TIMSS 1995 e 2011 e, pela primeira vez, no estudo PIRLS 2011.
A análise dos resultados destas avaliações, aferidos por padrões internacionais, deve conduzir-nos à reflexão sobre como melhorar as práticas em sala de aula e a aprendizagem. Este é o mote para o olhar que pretendemos lançar sobre o desempenho dos alunos portugueses em função do conteúdo e dos domínios cognitivos dos itens que constituem estas provas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
PISA,PIRLS,TIMSS,ESLC,Avaliações internacionais
Classificação Fields of Science and Technology
- Matemáticas - Ciências Naturais
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
- Outras Humanidades - Humanidades