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"Existe uma idade para aprender?": Representações sobre a aprendizagem ao longo da vida dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal.
Vanessa Silva (Carvalho da Silva, V.);
Event Title
XXVIII Colóquio AFIRSE
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
As sucessivas análises sobre a mudança e a metamorfose das sociedades contemporâneas têm revelado contextos marcados pela celeridade e descontinuidade das transformações estruturais, bem como pelo papel atribuído ao conhecimento, qualificações e às competências enquanto recursos relevantes para a ação (Bell, 1999; Beck, 2017). Analisando a sua distribuição concluiu-se que estes recursos têm tido um impacto crescente e significativo na estrutura destas sociedades, repercutindo os seus efeitos na multiplicidade das suas dimensões: da vida social e política, às estruturas económicas. A centralidade atribuída ao conhecimento e à escolaridade tem contribuído para a emergência de uma sociedade aprendente (Jarvis, 2007), na qual os sujeitos têm sido chamados a adaptarem-se permanentemente através da aprendizagem ao longo da vida (ALV) (Enguita, 2007). Efetivamente, a investigação neste domínio tem permitido conhecer a(s) nova(s) relação(s) que estas sociedades, e os indivíduos, têm estabelecido com o conhecimento e com a ALV, chamando a atenção para o despoletar de novas, e a reprodução de velhas, desigualdades sociais (Ávila, 2008; Costa, 2012; Alves, 2010). Amplamente reportados em estudos nacionais e internacionais, os efeitos para os segmentos da população que ficam de fora das dinâmicas da ALV sublinham os riscos de exclusão social, desemprego, pobreza, vulnerabilidade na saúde, menor participação cívica, etc. Não obstante, Field (2006) dá conta do pouco que se sabe, do ponto de vista sociológico, sobre a população que tem sido deixada para trás, num quadro de generalização da ALV. Inserida no âmbito de um projeto de investigação que integra o doutoramento em sociologia, em torno dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal - cuja abordagem metodológica privilegiou a complementaridade potenciada pela utilização de métodos mistos, contribuindo para o seu conhecimento sociológico - esta proposta de comunicação visa apresentar os primeiros resultados da sua componente intensiva. A análise dos vinte relatos de vida já recolhidos, de acordo com os perfis previamente identificados através da componente extensiva desta investigação (Carvalho da Silva e Ávila, 2019) permitiu conhecer as representações sobre a educação inicial [escola] e a aprendizagem, traduzindo-se em formas distintas de relação/ação com a ALV, destes adultos pouco escolarizados que têm ficado à margem da sociedade educativa em Portugal.
Acknowledgements
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Keywords
aprendizagem ao longo da vida,adultos pouco escolarizados,representações,educação formal
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.