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Descrição Detalhada da Publicação
Fazer a diferença 3 - Intervenção individual de estimulação cognitiva promovida pelo cuidador: um ensaio clínico randomizado
Atas do VI Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Introdução: Dentro da estimulação cognitiva (EC) é necessário criar novas estratégias de intervenção para as pessoas com perturbação neurocognitiva (PcPNC). O Making a Diference 3 [Fazer a Diferença 3] – é um programa de EC individual (PECI) que pode ser implementado por um cuidador, em ambiente domiciliário. Este programa, traduzido e adaptado para a língua e cultura portuguesa, é uma intervenção estruturada com 75 sessões de EC e 13 princípios-chave que auxiliam o cuidador (Apóstolo, Silva, Bobrowicz-Campos, & Costa, 2019).
Objetivos: Avaliar o impacto do PECI-FD3 na: (a) cognição, (b) sintomas neuropsiquiátricos e qualidade de vida da PcPNC, (c) no estado de saúde do cuidador e na sua perspetiva sobre a qualidade de vida da PcPNC, bem como (d) na qualidade da relação entre os elementos da díade (PcPNC e cuidador).
Metodologia: Foi realizado um ensaio clínico randomizado (RCT), com 2 grupos. Um dos grupos foi sujeito aos cuidados usuais e o outro recebeu o PECI-FD3. A alocação pelos grupos foi cega. A intervenção teve a duração de 12 semanas. Os participantes foram sujeitos a 2 momentos de avaliação: pré-intervenção e pós-intervenção. Os avaliadores não tiveram conhecimento da afetação dos participantes a cada um dos grupos. As díades (cuidador e PcPNC) foram referenciadas por dois agrupamentos de centros de saúde da Administração Regional de Saúde do Norte. O identificador do RCT - NCT03514095.
Resultados: Do total de 113 díades referenciadas, 52 cumpriam os critérios de inclusão. Destas, 28 foram alocadas no grupo FD3 e 24 no grupo cuidados usuais; 13 díades não completaram o estudo. A razão mais mencionada para justificar o abandono foi a perda de interesse por parte da PcPNC/cuidador em participar (30,8%). Dos que concluíram o estudo, 44,4% realizaram em média 3 sessões semanais. A análise por intenção de tratar, realizada com o objetivo de comparar o desempenho da PcPNC após a intervenção, revelou diferenças significativas entre o grupo de intervenção e controlo ao nível cognitivo (p < 0,01), para um tamanho de efeito de dimensão média (dcohen = 0,651). O PECI-FD3 também mostrou impacto na qualidade de vida da PcPNC, segundo a perspetiva do cuidador (p < 0,01), para um
tamanho de efeito grande (d Cohen = 0,94). No decorrer do estudo, ocorreram alguns eventos adversos [morte (n = 1), institucionalização (n = 1) e hospitalizações (n = 3), mas nenhum destes eventos foi associado à intervenção.
Conclusões: O RCT evidenciou efeitos da intervenção na cognição da PcPNC, bem como ganhos na sua
qualidade de vida, na perspetiva do seu cuidador. No entanto, não evidenciou ganhos na gestão dos sintomas neuropsiquiátricos, incluindo sintomatologia depressiva, nível de dependência para as atividades de vida diária (AVD) e qualidade da relação entre os elementos da díade, nem no estado de saúde do cuidador. Pelos ganhos apurados o PECI-FD3, administrado no domicílio pelo cuidador, mostra-se uma intervenção promissora, com um potencial para ser explorada na prática clínica e em futuras investigações.
Agradecimentos/Acknowledgements
A pesquisa foi desenvolvida no contexto do projeto “Estimulação cognitiva em Idosos: intervenção na fragilidade cognitiva e promoção do autocuidado” [ECOG / 2015] e co-financiado pela Escola de Enfermagem de Coimbra.
Palavras-chave
estimulação cognitiva individual,perturbação neurocognitiva,cognição,ensaio clínico randomizado
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Saúde - Ciências Médicas
- Psicologia - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.