Artigo sem avaliação científica
Ferramentas digitais para a construção de um 'Atlas' das paisagens franciscanas. Um projeto em curso entre Itália, Portugal e Espanha
Rolando Volzone (Volzone, R.); Soraya Genin (Genin, Soraya M.);
Título Revista
Revista Pedra & Cal
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O legado espiritual de São Francisco de Assis marcou fortemente a cultura e identidade europeias através das suas regras e dos textos espirituais, a partir do século XII. A ordem franciscana, em todas as suas ramificações, teve um papel essencial na transformação das paisagens urbanas e rurais, moldando os terrenos através da introdução de novas técnicas agrícolas, com a construção de conventos e definindo, muitas vezes, novos vetores de expansão territorial. Contudo, com o processo de extinção das ordens religiosas, a secularização e a venda dos próprios bens, assistimos ao abandono de muitas implantações conventuais. Desta forma, muitos complexos arquitetónico-paisagísticos perderam a sua função e valores originais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Digital Tools,Cultural Heritage,International Cooperation,Architectural Conservation
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
  • História e Arqueologia - Humanidades
  • Filosofia, Ética e Religião - Humanidades
  • Artes - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.