Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal
Event Title
VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias. Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos.
Metodologicamente orientada por uma abordagem mixed method, a pesquisa incide nos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal. A combinação das análises quantitativas/qualitativas visa colmatar o défice de conhecimento sociológico sobre este fenómeno. Mapeando-o socialmente e captando a sua diversidade ao nível das práticas e dos contextos, elaborar-se-á uma tipologia que distinga diferentes perfis deste segmento da população (análise extensiva). Esta tipologia elucidará a seleção/realização das entrevistas biográficas (análise intensiva), que permitirão identificar o património de disposições e reflexividades destes adultos em torno da aprendizagem ao longo da vida.
Acknowledgements
--
Keywords
Disposições,reflexividade,aprendizagem ao longo da vida (ALV),desigualdades sociais