Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
For from design and through design and for design are all things
Journal Title
Revista Lusófona de Arquitectura e Educação
Year (definitive publication)
2014
Language
English
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
A investigação académica em arquitectura tem sido, genericamente, uma actividade teórica que tem estado afastada do âmago da disciplina, orientando-se para âmbitos complementares. São comuns as investigações analíticas – de carácter histórico, teórico, construtivo ou tecnológico –, e as teses propositivas – sobretudo no âmbito da construção e da tecnologia. Há ainda muitas investigações nesta área científica que em boa verdade encontram melhor enquadramento noutros domínios. No entanto, raras e quase desconhecidas são as teses com base projectual, e em que não exista contraposição nem exclusão entre teoria e prática, mas sim plena complementaridade. Esta comunicação parte então de uma pergunta que parece bastante natural e consequente com este cenário: de que modo poderá ser estabelecido um novo paradigma, em que a arquitectura seja compreendida e descrita como um modo específico de gerar e disseminar conhecimento, desmistificando-se e concretizando-se o conceito de investigação e formação avançada em arquitectura com base na investigação em projecto?
Acknowledgements
--
Keywords
Research,Architecture,Knowledge,Design,Portugal,Archer
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.