Comunicação em evento científico
Forma Urbana e Paisagem Sonora. Estudo Comparado das Zonas Tranquilas de Lisboa: Pedrouços e Madre de Deus.
Andrea Queiroz Rego (Andrea Queiroz Rego); Teresa Marat-Mendes (Marat-Mendes, T.);
Título Evento
12ª Conferência Internacional da Rede Lusófona de Morfologia Urbana - PNUM 2024 - Morfologias (re)existentes: Identidades, vivências e processos.
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2025-03-22 08:44)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
O Plano de Ação de Ruído de Lisboa, em seu Relatório de 2014, define como Zona Tranquila “uma área que, pela sua dimensão e homogeneidade, é passível de ser intervencionada de modo a preservar o seu ambiente sonoro independentemente da envolvente” (PAR, 2014). Dentre as doze Zonas Tranquilas (ZT) definidas no Plano, três são fruto da política habitacional do Estado Novo – Decreto 23.052 – Casas Económicas: ZT1 Belém/Pedrouços, ZT2 Terras do Forno e ZT4 Bairro Madre de Deus. Este artigo se dedica ao estudo comparado das ZT1 e ZT4 delimitadas em função da contemporaneidade projetual e suas similaridades formais que as distinguem da ZT2. As duas zonas possuem um plano radial com um eixo central dominante no qual estão presentes os espaços livres públicos. A ZT1 possui cerca de 1000 habitantes em 18,00 ha e o projeto foi do Arquiteto João Guilherme Faria da Costa, de 1947 (D’Almeida e Marat-Mendes, 2019). A ZT4 possui cerca de 980 habitantes em 12,50 ha e o projeto foi do Arquiteto Luís Benavente, de 1942.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
paisagem sonora,zona tranquila,forma urbana,planeamento urbano,Lisboa
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
  • Outras Humanidades - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.