Comunicação em evento científico
Formação em teorias e capacidade cidadã
Pierre Guibentif (Guibentif, P.);
Título Evento
O ensino das teorias sociológicas em debate - Simpósio da ESPP
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Os possíveis significados da palavra “Teorias”; evolução destes significados e circunstâncias históricas desta evolução; motivos do renovado interesse pelas “teorias” no meio do século XX; na base desta reconstrução histórica, reflexões sobre as funções e potencialidades das teorias no Pós-Segunda Guerra Mundial, ligadas à valorização das potencialidades individuais na acção social. Implicações destas reflexões para o ensino. O ensaio também toma posição em relação a um documento elaborado por estudantes sobre as suas expectativas em relação ao ensino das teorias. É completado por alguns exemplos de representações gráficas de modelos teóricos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
teorias sociológicas,ensino universitário,cidadania
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.