Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Formação em teorias e capacidade cidadã
Título Evento
O ensino das teorias sociológicas em debate - Simpósio da ESPP
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Os possíveis significados da palavra “Teorias”; evolução destes significados e circunstâncias históricas desta evolução; motivos do renovado interesse pelas “teorias” no meio do século XX; na base desta reconstrução histórica, reflexões sobre as funções e potencialidades das teorias no Pós-Segunda Guerra Mundial, ligadas à valorização das potencialidades individuais na acção social. Implicações destas reflexões para o ensino.
O ensaio também toma posição em relação a um documento elaborado por estudantes sobre as suas expectativas em relação ao ensino das teorias.
É completado por alguns exemplos de representações gráficas de modelos teóricos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
teorias sociológicas,ensino universitário,cidadania
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.