Outras publicações
Formulação Estratégica no CIEE Lisboa
Sara las Cunha (Cunha, S.); Renato Lopes da Costa (Lopes da Costa, R.); Leandro F. Pereira (Pereira, L.); Rui Gonçalves (Gonçalves, R.); Pedro Fontes Falcão (Falcão, P. F.);
Título Revista/Livro/Outro
ESGHT/ISCAL – XI PostGraduate Conference in Management, Hospitality and Tourism
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Numa era em que o mercado está cada vez mais competitivo e globalizado, as empresas são forçadas a repensar e inovar a sua estratégia. O objetivo desta investigação é averiguar se o CIEE Lisboa está a recorrer à implementação de estratégias corporativas, com o intuito de atingir os seus objetivos estratégicos, ampliar a sua área de atuação e aumentar a sua desempenho empresarial. A metodologia utilizada neste estudo foi de carácter qualitativo, e teve por base a realização de 18 entrevistas, que posteriormente foram submetidas a uma extensa análise de conteúdo. O estudo conclui que o CIEE está a implementar estratégias de diversificação que lhe permitem crescer organicamente e que esta aposta é um dos fatores chave para a criação de barreiras à entrada de novos concorrentes. Também é possível concluir que a formação de alianças estratégicas é um pilar vital no sucesso da empresa, podendo ter um impacto positivo na satisfação dos consumidores. Por fim, a investigação mostra que, na visão dos colaboradores entrevistados, o recurso a uma F&A não é a opção mais viável para a empresa neste momento.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Estratégia,estratégias corporativas,diversificação,alianças estratégicas,fusões e/ou aquisições