Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
18.ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’2018)
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
A aplicação de técnicas de gamificação no ensino superior é um desafio; em diferentes momentos facilmente se perde o foco e deixamos de conseguir explicar as ligações entre as motivações dos jogadores e os elementos que constituem o jogo. Este estudo focou-se na aplicação da framework MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics) numa plataforma designada de Learning Scorecard (LS), utilizada por dezenas de alunos no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. O LS é uma plataforma de Learning Analytics, que tem sido usada em Unidades Curriculares de Data Warehouse e Business Intelligence desde 2016. O LS possui duas visões independentes: a vista de aluno e a vista de docente. Neste trabalho apenas reportamos a aplicação dos diferentes passos da framework MDA no LS na vista de aluno. Esta vista procura melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos conseguindo melhorar o seu compromisso e motivação através do uso da gamificação.
Acknowledgements
--
Keywords
Gamificação,Learning scorecard,Framework MDA
Fields of Science and Technology Classification
- Computer and Information Sciences - Natural Sciences
- Electrical Engineering, Electronic Engineering, Information Engineering - Engineering and Technology
- Educational Sciences - Social Sciences
Português