Ciência-IUL
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Publication Detailed Description
12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
United States of America
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Abstract
A gamificação tem atraído a atenção de investigadores
das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e
educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em
contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo
numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um
processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de
desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda
definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de
framework de gamificação para cursos online à distância, de
aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas
dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da
aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção
cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma
revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework
teórica é uma contribuição para guiar os professores na
gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação.
Acknowledgements
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Keywords
Gamificação; Educação; Programação,Framework de gamificação
Fields of Science and Technology Classification
- Computer and Information Sciences - Natural Sciences