Publication in conference proceedings
Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação
Martinha Piteira (Piteira, M. ); Carlos J. Costa (Costa, C. J.);
12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
United States of America
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 15

(Last checked: 2024-10-16 00:44)

View record in Scopus


: 7.9
Google Scholar

Times Cited: 9

(Last checked: 2024-10-16 06:40)

View record in Google Scholar

Abstract
A gamificação tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de framework de gamificação para cursos online à distância, de aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework teórica é uma contribuição para guiar os professores na gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação.
Acknowledgements
--
Keywords
Gamificação; Educação; Programação,Framework de gamificação
  • Computer and Information Sciences - Natural Sciences