Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
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Abstract/Resumo
A gamificação tem atraído a atenção de investigadores
das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e
educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em
contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo
numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um
processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de
desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda
definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de
framework de gamificação para cursos online à distância, de
aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas
dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da
aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção
cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma
revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework
teórica é uma contribuição para guiar os professores na
gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Gamificação; Educação; Programação,Framework de gamificação
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais