Publicação em atas de evento científico
Gestão de recolha de resíduos em Almada e Seixal: Aceitação da tecnologia IoT
Ana Isabel Bernardino (Bernardino, A. I.); Bráulio Alturas (Alturas, B.);
2023 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-18 07:08)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-18 22:16)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Waste collection management in Almada and Seixal: Acceptance of IoT technology

Abstract/Resumo
Nos dias que correm, da era da revolução tecnológica, e devido à tendência crescente dos aglomerados populacionais emergem muitos desafios que devem ser respondidos para que haja uma adaptação a esta nova realidade. Assim sendo, a gestão das grandes cidades tornou-se uma missão complexa e exigente para os gestores públicos dessas cidades, onde garantir a qualidade de vida das pessoas é cada vez mais desafiante. Para colmatar este grande desafio na gestão das cidades surgem as smart cities, ou seja, cidades com o recurso a tecnologia, nomeadamente IoT, que auxiliam na gestão das cidades para que estas sejam mais eficientes e eficazes. Antes da implementação desta tecnologia numa cidade é fundamental perceber como será a aceitação das pessoas para garantir que o projeto de mudança terá uma maior eficácia. Este trabalho pretende conhecer o nível de aceitação da IoT na gestão de recolha de resíduos de Almada e do Seixal, com esse objetivo foram realizados questionários à população dos dois municípios para aferir o seu nível de aceitação da IoT na gestão de recolha de resíduos.
Agradecimentos/Acknowledgements
ISTAR - Information Sciences and Technologies and Architecture Research Center do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, trabalho parcialmente financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Projeto "FCT UIDB / 04466/2020").
Palavras-chave
Smart cities,IoT,Gestão de recolha de resíduos,Almada,Seixal
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.