Ciência_Iscte
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Globalização, Arte e Cultura
Título Evento
Seminário Internacional de Estudos Globais
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Uma das questões mais importantes para os mundos das artes, hoje, é o extraordinário aumento da sua prática e circulação a nível regional, nacional, e internacional, através de uma variedade de instituições culturais, eventos, espaços, encontros, bienais, feiras, circuitos e mercados, e, especialmente, através das comunicações eletrónicas. Ao mesmo tempo, surgem localmente novas iniciativas artísticas. Muitas destas práticas, para além de criarem dinâmicas locais ativas, favorecem circuitos internacionais cada vez mais amplos.
Nesta apresentação, vamos abordar a dimensão cultural da globalização, processo histórico, complexo e contraditório, de alianças, interdependências, hegemonias e ruturas. Discutiremos três pontos centrais:
(i) a globalização e os modelos teóricos que nos ajudam a compreender como se organizam e funcionam os mundos globais das artes e da cultura;
(ii) as práticas artísticas e a singularidade dos processos de mediação e os mecanismos das redes;
(iii) as instituições globalizadas e o omnivorismo cultural.
Utilizaremos as contribuições teóricas de Appadurai (1996), Buchholz (2020), Velthuis (2023), entre outros. Apresentaremos snapshots de trabalho dos artistas, nas artes e cultura contemporâneas. Mostraremos como é que a produção, avaliação, circulação e comercialização da arte, nos seus vários estados possíveis de singularidade e multiplicidade, continua a ser um objeto de estudo intrigante pelos mecanismos invisíveis, jogos e negociações constantes dos atores sociais, a agência de cada um, e as desigualdades de recursos e de capital geo-espacial.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.