Capítulo de livro
Imigração e escolaridade: trajetos e condições de integração
Teresa Seabra (Seabra, T.); Sandra Mateus (Mateus, S.); Ana Raquel Matias (Matias, A.R.); Cristina Roldão (Roldão, C.);
Título Livro
Desigualdades sociais: Portugal e a Europa
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 25

(Última verificação: 2024-11-18 06:11)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
As sociedades europeias são crescentemente diversas: em 2015, cerca de 4,8 mi- lhões de pessoas migraram permanentemente para os países da OCDE (valor ligei- ramente acima de um nível máximo atingido em 2007) e registaram-se 1,65 milhões de novos requerentes de asilo (OCDE, 2016). Em 2012, nos países da OCDE, em mé- dia 11,3% dos estudantes de 15 anos tinham origem imigrante (OCDE, 2015). Os filhos de imigrantes são um grupo muito diverso, que inclui uma grande variedade de origens geográficas, pertenças culturais e religiosas, condições socia- is, tempos de permanência, fenótipos e graus de visibilidade, distribuições resi- denciais e recursos pré-migratórios (Hortas, 2014; Machado Matias e Leal, 2005; Mateus, 2014; Roldão, 2015; Seabra, 2010). Em Portugal, os alunos com origem na imigração existem com alguma expressão desde os anos 80 do século passado, não ultrapassando, em média, 5% da população escolar do ensino básico e secundário. Os países de origem são muito diversificados mas, consoante as conjunturas, os fluxos mais significativos variam entre os que são oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) — antigas colónias — e do Brasil.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.