Capítulo de livro
Inquérito aos jovens sobre o mercado de trabalho e a Segurança Social em Portugal: alguns esclarecimentos metodológicos
Inês Tavares (Tavares, I.); Rodrigo Vieira de Assis (Assis, R. V.); Ricardo Barradas (Barradas, R.); Renato Miguel do Carmo (Carmo, R. M.); Fátima Suleman (Suleman, F.);
Título Livro
Jovens e o Trabalho em Portugal - Desigualdades, (Des)Proteção e Futuro
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-22 21:45)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Para o presente livro foi elaborado um inquérito por questionário cujo instrumento para a recolha da informação empírica considerou um conjunto de perguntas sobre o mercado de trabalho e as perceções acerca do sistema de Segurança Social, além de questões necessárias para a obtenção do perfil sociodemográfico dos inquiridos. A aplicação do questionário decorreu online entre os dias 12 de dezembro de 2022 e 29 de janeiro de 2023, e foi autoadministrado por jovens, que responderam às perguntas online. Além disso, recorreu-se a uma amostragem bola de neve, que beneficiou de contactos institucionais e de redes sociais. A amostra, após a validação na base de dados, consubstancia-se em 5076 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, apresentando uma distribuição relativamente uniforme em termos etários. Uma vez que na amostra foram identificados mais homens que mulheres, foi criado um ponderador estatístico para reequilibrar o peso das respostas dos indivíduos em função do sexo, ajustando a amostra à distribuição efetiva na realidade da sociedade portuguesa. O inquérito incluiu informação sobre a caraterização socioeconómica e sociodemográfica, o mercado de trabalho (designadamente acerca do emprego, desemprego e rendimentos), o sistema de Segurança Social e proteção social e a perceção relativa ao sistema de Segurança Social. Posteriormente, e de modo a melhor operacionalizar os indicadores, foram efetuadas agregações de variáveis e aplicados diferentes procedimentos estatísticos, cujos pressupostos e categorias são desenvolvidos detalhadamente no seguimento do presente documento.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.