Capítulo de livro
Justiça do treinador e satisfação desportiva em atletas de competição: o papel mediador da capacidade de controlo da ansiedade enquanto competência psicológica
Micaela Gomes Lopes (Lopes, M.); Isabel Correia (Correia, I.);
Título Livro
Psicologia social e das organizações: métodos, estudos e perspetivas
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente estudo, que relaciona a psicologia social e a psicologia do desporto, pretende estudar a associação entre as perceções de justiça em atletas, as competências psicológicas desportivas, importantes para o bom desempenho em tarefas exigentes, e os bons resultados desportivos. Concretamente, fomos testar em atletas se a capacidade de controlo da ansiedade medeia a relação entre as perceções de justiça do treinador e a satisfação com o rendimento desportivo. A amostra deste estudo é composta por 122 desportistas da modalidade de atletismo (saltos, lançamentos, velocidade, marcha, meio-fundo e fundo), com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. As perceções de justiça foram medidas através de uma Escala de Perceção de Justiça do Treinador. A capacidade de controlo da ansiedade foi medida através da escala de controlo da ansiedade retirada do Inventário de Competências Psicológicas Desportivas, e a satisfação desportiva foi medida através da escala da satisfação com o rendimento retirada do Questionário de Satisfação do Atleta. Verificou-se que a capacidade de controlo da ansiedade medeia a relação entre a perceção de justiça do treinador e a satisfação com o rendimento. Estes resultados sugerem que a justiça do treinador percebida pelo atleta é um fator importante para os seus resultados desportivos ao promover competências psicológicas como a capacidade de controlo da ansiedade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Justiça do treinador,Competências psicológicas desportivas,Rendimento desportivo,Capacidade de controlo da ansiedade
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.