Comunicação em evento científico
Laboratórios experimentais de co-criação do espaço urbano: Rumo a uma metodologia de intervenção
Ana Cardoso (Cardoso, A.); Alexandra Paio (Paio, A.);
Título Evento
IV Congreso ISUF-H FORMA URBIS y territorios metropolitanos Metrópolis en recomposición. Prospectivas proyectuales en el siglo XX
Ano
2020
Língua
Espanhol/Castelhano
País
Espanha
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2022-06-30 07:37)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A cidade tem sido palco de debate nas últimas décadas, fruto da crescente urbanização e a consequente complexidade dos problemas urbanos, que têm imposto profundas mudanças na forma como se projeta, produz e gere o espaço urbano. Laboratórios experimentais de co-criação têm sido testados como ambientes multi-ator de aprendizagem reflexiva, que promovem uma inteligência coletiva baseada em experimentações dentro de um contexto do mundo real. Partindo da ideia de laboratório urbano experimental, a investigação em curso pretende apresentar a experiência do laboratório TUR desenvolvido no programa Technopolitics in Urban Regeneration: Co-creating Public Spaces - um projeto de investigação-ação realizado em ambiente académico em parceria com o município de Cascais em Portugal. O artigo apresenta resultados do LABTUR - Laboratórios experimentais de co-criação do espaço urbano e discute as aprendizagens assentes em dinâmicas de co-criação contribuindo para a definição de uma metodologia de intervenção que promova um planeamento mais sustentável e inclusivo de base local.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
espaço urbano,laboratório urbano experimental,cocriação,metodologias colaborativas

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.