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Lisbon street campaign against ageism: Uma iniciativa promissora
Joana Mendonça (Mendonça, J.); João Mariano (Mariano, J.); Sibila Marques (Marques, S.);
Event Title
12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Portugal está a envelhecer, estimando-se um incremento significativo desta tendência demográfica (ONU,2015). O idadismo refere-se a atitudes e crenças negativas generalizadas em relação aos indivíduos com base na sua idade (Nelson, 2002). Este tipo de discriminação apresenta consequências nefastas para o seu principal grupo alvo – as pessoas idosas – nomeadamente ao nível da saúde, provocando um aumento dos níveis de stress, diminuição do desempenho cognitivo e da própria esperança média de vida (Marques et al., 2014). A desconstrução dos estereótipos negativos associados à idade é pois fundamental para a construção de uma sociedade mais saudável e inclusiva. Discussão: O presente trabalho apresenta uma campanha de sensibilização sob o lema “Aumentar a imagem positiva das pessoas idosas”, desenvolvida por uma equipa multidisciplinar constituída por investigadores, estudantes, políticos e organizações sociais. Os posters utilizados nesta campanha foram divulgados pelas principais artérias da cidade tal como por órgãos de comunicação social. A avaliação do processo e do impacto da campanha foi realizada com base em entrevistas aos stakeholders envolvidos no projecto tal como a representantes de associações de pessoas idosas e ao público em geral. A avaliação da campanha foi positiva na medida em que permitiu despertar consciências para a questão do envelhecimento enquanto etapa do ciclo de vida combatendo simultaneamente os estereótipos negativos associados à idade.
Acknowledgements
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Keywords
Envelhecimento,Idadismo,Campanha de sensibilização,Estereótipos,Saúde das pessoas mais velhas.