Lisbon street campaign against ageism: Uma iniciativa promissora
Event Title
12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Portugal está a envelhecer, estimando-se um incremento significativo
desta tendência demográfica (ONU,2015). O idadismo refere-se a atitudes e crenças
negativas generalizadas em relação aos indivíduos com base na sua idade (Nelson,
2002). Este tipo de discriminação apresenta consequências nefastas para o seu
principal grupo alvo – as pessoas idosas – nomeadamente ao nível da saúde,
provocando um aumento dos níveis de stress, diminuição do desempenho cognitivo
e da própria esperança média de vida (Marques et al., 2014). A desconstrução dos
estereótipos negativos associados à idade é pois fundamental para a construção de
uma sociedade mais saudável e inclusiva.
Discussão: O presente trabalho apresenta uma campanha de sensibilização sob o
lema “Aumentar a imagem positiva das pessoas idosas”, desenvolvida por uma
equipa multidisciplinar constituída por investigadores, estudantes, políticos e
organizações sociais. Os posters utilizados nesta campanha foram divulgados pelas
principais artérias da cidade tal como por órgãos de comunicação social. A avaliação
do processo e do impacto da campanha foi realizada com base em entrevistas aos
stakeholders envolvidos no projecto tal como a representantes de associações de
pessoas idosas e ao público em geral. A avaliação da campanha foi positiva na
medida em que permitiu despertar consciências para a questão do envelhecimento
enquanto etapa do ciclo de vida combatendo simultaneamente os estereótipos
negativos associados à idade.
Acknowledgements
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Keywords
Envelhecimento,Idadismo,Campanha de sensibilização,Estereótipos,Saúde das pessoas mais velhas.