Artigo em revista científica
Mecenato cultural: arte, política e sociedade
Idalina Conde (Conde, I.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
1989
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Considerar os sentidos político, socioeconómico e cultural que conferem actualidade ao mecenato de empresa - com notável desenvolvimento na Europa desde meados dos anos 70 e, mais recentemente, em Portugal - é o objectivo da presente comunicação. Pelo próprio facto de, no contexto europeu, ser notório o papel desempenhado pelos estados no desenrolar deste processo (nomeadamente com a criação dos respectivos incentivos fiscais), torna-se necessário analisar causas e factores que conduziram a uma progressiva aproximação de sector público e privado, de campo económico e domínio da cultura, em torno de projectos culturais. São, de resto, traços distintivos desta figura contemporânea do mecenato, uma prática com uma muito longa presença na história da cultura europeia.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Mecenato cultural; Mecenato de empresa; Incentivos; Tendências europeias; Portugal