Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
1989
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Considerar os sentidos político, socioeconómico e cultural que conferem actualidade ao mecenato de empresa - com notável desenvolvimento na Europa desde meados dos anos 70 e, mais recentemente, em Portugal - é o objectivo da presente comunicação. Pelo próprio facto de, no contexto europeu, ser notório o papel desempenhado pelos estados no desenrolar deste processo (nomeadamente com a criação dos respectivos incentivos fiscais), torna-se necessário analisar causas e factores que conduziram a uma progressiva aproximação de sector público e privado, de campo económico e domínio da cultura, em torno de projectos culturais. São, de resto, traços distintivos desta figura contemporânea do mecenato, uma prática com uma muito longa presença na história da cultura europeia.
Acknowledgements
--
Keywords
Mecenato cultural; Mecenato de empresa; Incentivos; Tendências europeias; Portugal
Português