Capítulo de livro
Micro‐satisfações, bem‐estar e desempenho no contexto organizacional: os papéis mediadores diferenciais do afeto e do engagement
Ana Junça Silva (Junça Silva, A.); António Caetano (Caetano, A.); Maria Lopes (Lopes, M.);
Título Livro
Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A teoria dos eventos afetivos sugere que os micro‐eventos afetivos no traba‐ lho originam reações afetivas que, por sua vez, influenciam as atitudes e os comportamentos dos colaboradores no trabalho. Neste estudo, através deste quadro teórico, analisámos de que forma é que as micro‐satisfações diárias influenciam o bem‐estar e o desempenho. Como tal, testámos o papel media‐ dor do afeto positivo e do engagement entre as micro‐satisfações diárias e o bem‐estar, e entre as micro‐satisfações diárias e o desempenho. Participaram 293 indivíduos trabalhadores em vários setores profissionais. Os resultados revelaram que as micro‐satisfações diárias estavam positivamente associadas ao bem‐estar e ao desempenho. Para além disso, o efeito das micro‐satisfações diárias no bem‐estar foi totalmente mediado pelo afeto positivo e pelo enga­ gement. Contudo, o efeito das micro‐satisfações diárias no desempenho foi apenas parcialmente mediado pelo afeto positivo e pelo engagement. Em ambos os casos, o efeito mediador do afeto positivo revelou ser significati‐ vamente maior do que o do engagement. As relações exploradas fornecem novos elementos teóricos para os modelos que explicam quais as variáveis que influenciam o bem‐estar e o desempenho, em contexto organizacional. Como tal, e com o intuito de estimular o bem‐estar e o desempenho, é pre‐ mente proporcionar condições para a experiência de micro‐satisfações diá‐ rias, que desencadeiem o afeto positivo e, ao mesmo tempo elevem os níveis de engagement dos colaboradores.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Teoria dos eventos afetivos,Micro satisfações diárias,Emoções,Work engagement,Bem estar subjetivo,Desempenho,Mediação múltipla