Capítulo de livro
Migrações, qualificações e desigualdade social
Rui Pena Pires (Pires, R. P.); Cláudia Pereira (Pereira, C.);
Título Livro
CIES 40 anos: Antologia de estudos sobre Portugal democrático
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 11

(Última verificação: 2026-01-14 14:40)

Ver o registo no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Na intervenção pública como no discurso académico, a emigração tende a ser identificada como um problema social ou, mais rigorosamente, como um indicador de problemas sociais. Haverá emigração, subentende-se, porque há problemas que levam as pessoas a abandonar as suas terras, contra a sua vontade, e a partir para o desconhecido. Viver enraizado num local seria uma espécie de propriedade geral da espécie humana, migrar um contratempo indesejado.
Agradecimentos/Acknowledgements
Publicação original em Pires e Pereira, 2018. Republicado nesta obra com autorização.
Palavras-chave
Migrações,Qualificações,Imigração em Portugal,Recrutamento,Desigualdade social,Emigração portuguesa,Enfermeiros portugueses estrangeiro

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.