Comunicação em evento científico
Nas margens da sociedade educativa. Perfis sociais, práticas e atitudes face à aprendizagem ao longo da vida da população com baixa escolaridade em Portugal
Vanessa Silva (Carvalho da Silva, V.); Patrícia Ávila (Ávila, P.);
Título Evento
XI Congresso Português de Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-17 11:33)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta proposta de comunicação resulta de uma investigação que tem o desiderato de contribuir para o conhecimento e visibilidade do fenómeno dos indivíduos pouco escolarizados que, apesar das iniciativas implementadas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida (ALV), não deixaram de estar nas margens de uma sociedade cada vez mais marcada pela centralidade do conhecimento e da educação. Trata-se de um segmento da população que, do ponto de vista da análise sociológica, e também, em certa medida, da incidência das políticas públicas, tem sido deixado para trás e, por isso, sobre o qual pouco se conhece (Field, 2006). Esta comunicação visa a divulgação dos resultados da componente extensiva de uma pesquisa que procura contribuir para superar essa lacuna, no contexto da sociedade portuguesa. Na ausência de dados especificamente centrados neste segmento da população, procurou-se, através da análise secundária de ‘microdados’ do Inquérito à Educação e Formação da Adultos (INE, 2016), mapear o fenómeno e conhecer a sua dimensão, constituição e distribuição em Portugal. Os resultados alcançados revelam estarmos perante um grupo de dimensão expressiva, de presença transversal na sociedade portuguesa e diverso. Essa diversidade pode ser captada através da identificação de perfis tipo, aos quais foi possível chegar através da mobilização de múltiplos indicadores de caracterização social. A análise realizada permitiu ainda retratar as práticas e as atitudes face à aprendizagem ao longo da vida da população com baixa escolaridade em Portugal. Esta comunicação pretende ainda refletir sobre o processo de investigação em curso - apoiado na análise secundária de microdados - destacando as suas limitações e as suas potencialidades.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
análise de dados secundários,IEFA,Aprendizagem ao longo da vida,população com baixa escolaridade